Arvorezinha


Dedicado à minha amiga Jef

Arvorezinha fiquei me questionando o que eu gosto em você. Queria fazer a lista do filme "10 coisas que odeio em você" mas não sei se chega a 10 esse texto tão pequeno e tão ridículo que tenta inutilmente transcrever as coisas que eu gosto em você.
Putz, eu amo teu sorriso, ele é raro, você sorri tão pouco, mas adoro quando o fazes.
Sua alegria é contida e discreta, bem diferente da minha que é escandalosa. Um dia queria te ver gargalhar
Bem diferente do teu sorriso é a tua loucura tão explícita e indiscreta.
Teus caprichos parecem de uma adolescente mimada de filme de sessão da tarde. Mas que mimos você recebeu? Quem te tomou nos braços e te embalou? A resposta é dura: ninguém.
Ninguém te acolheu e te amou e agora adulta precisa amadurecer depressa porque os frutos são cobrados de ti. Tu árvore não pôde sequer fincar raízes, sugar na seiva do amor e já te reivindicam frutos. E pela falta de frutos e até de folhas você é uma arvorezinha ressequida a cada dia mais podada. Nem os brotos novos impedem o corte.
E assim diariamente passam a arrancar as suas folhas, pisam na terra que te envolve. O único adubo que te dão são restos, restos que você precisa aproveitar como o bicho da imundície do pátio para sobreviver...sobreviver é o seu esporte favorito, pratica diariamente.
Por muitas vezes quis deixar-se morrer, mas veio alguém e mijou em você. Poderia ter sido água, mas foi mijo, e sugando esse líquido sobreviveu mais um pouco. Depois deixaram que um esgoto corresse ao teu lado. O cheiro te angustiava, te asfixiava, mas te mantinha viva. Suas raízes se aproveitaram do descarte estomacal para crescerem.
Os passarinhos...você sempre sonha com eles imaginando quando eles deixarão de voar em volta e farão ninhos. Quando um joão de barro poderá fazer em ti uma casa.
Mas passarinhos são amigos das árvores não há como fazer nada em você, seus galhos são muito finos para acolher um ninho. Você precisa arvorezinha se fortalecer para ter seus passarinhos. Porque os passarinhos são como os homens esperam a perfeição das árvore, não podem esperar um tempo para que as coisas se ajeitem. Se você não for perfeita no momento não serve e é descartada arvorezinha. Os passarinhos que já voaram em volta de ti e já ti viram murcha e ressequida dificilmente voltarão para ver-te crescida.
Os que mijam em você voltarão, mesmo se tiver um tronco de muita largura e uma copa muito espessa. Porque sempre terão pessoas assim ao teu lado.
Arvorezinha tu preferias morrer bem sei. Mas sei que te contentas com as borboletas que fazem casulos em ti. Nos teus galhos você viu borboletas surgirem e isso te deu esperança que um dia o casulo da vida te envolveria.
Além dos homens existem as pragas que insistem em te devorar. Umas vem de dentro de você e outras de fora. Você sonha com um jardineiro que venha cuidar de você.
Você se sente impotente diante de tantos que te machucam, não consegue se defender somente lamentar. E como um surdo mudo que insiste em falar, você não é compreendida e até de perto das árvores é banida. Até mesmo a árvore da qual tua semente saiu te odeia e te despreza. Seus irmãos de semente já grandes e resistentes tentam de toda forma sombrear para que você não faça fotossíntese. 
E depois de tudo isso arvorezinha ainda te perguntam porque você é assim.

Comentários