Primeira fala

Bom dia, me chamo Aduke. Meu nome é africano do povo Iorubá da Nigéria e significa muito amada. Faz pouco tempo que comecei a gostar do meu nome. Na escola as crianças me chamavam de hadouken em referência a um golpe do jogo Street Fighter. Um jogo que talvez vocês nem conheçam, mas que era muito popular, é um jogo de lutinha. Essa piada era muito engraçada para quem fazia, mas nem um pouco pra mim. Por muito tempo pensei em mudar meu nome para Maria, Joana, Júlia para que parassem com essa brincadeira toda vez. E isso eu falo para vocês crianças que não tem graça nenhuma fazer piada com o nome das pessoas, é uma piada que somente faz graça para quem conta a piada e que faz muito mal a quem é o alvo da graça. Isso fez com que eu pensasse coisas ruins sobre mim mesma e não amasse quem eu sou. Se você passa por esse tipo de situação por causa do seu nome saiba que você não deve não gostar de você porque algumas pessoas acham esse tipo de atitude engraçada, porque não tem graça nenhuma.
Além do meu nome durante muito tempo odiei coisas no meu corpo. Não gostava do meu cabelo, dos meus lábios, da cor dos meus olhos que eu queria que fossem azuis ou verdes. Durante muito tempo eu usei lentes de contato e hoje em dia eu acho breguissimo, cafona e vejo que era um desejo de ser outra pessoa que não fosse eu. Porque eu não gostava do meu cabelo eu alisava para ficar o mais liso possível, usava sempre chapinha e acordava muito cedo pra chegar na escola com o cabelo impecável. Por causa do meu cabelo eu nunca tinha tomado um banho de chuva com prazer, por diversão. Eu não ia para clubes para não ter que entrar na piscina e se minha mãe me obrigava a ir no clube eu não entrava na piscina. Hoje em dia eu amo tomar banho de chuva e dar saltos na piscina. Foi um processo muito difícil até aceitar o meu cabelo e só parei de alisar quando eu tive uma queimadura séria e estava ficando quase careca. Queimadura por causa de alisante é muito comum, ficam cascas na cabeça sempre, mesmo depois de meses. Por causa desse alisamento que eu mesma fiz tive que parar de alisar e pra mim foi horrível quase entrei em depressão, síndrome do pânico, porque eu não queria sair de casa, mas eu tinha que estudar, ir pro estágio, não podia parar. Nesse tempo comecei a ver uns vídeos sobre cabelo no youtube e isso me ajudou nesse processo, não está sendo fácil, tem dia que odeio meu cabelo, que acho que ele não dá certo e tem dias que temos um caso de amor, que amo meu cachinho crespo, meu cabelo 4c, mas esses dias não são muitos infelizmente.
Queria falar com vocês sobre outra coisa que pra mim foi muito importante por ser uma criança negra. Minha mãe era mãe solteira e a gente não tinha muito dinheiro, assim demorei pra ter minha primeira boneca. Eu não tive uma baby alive, até mesmo porque na época não tinha. Mas eu me lembro bem da minha primeira barbie. Um tio meu é casado com uma mulher que trabalha num lugar que viaja muito e ela foi pro sul e deu pra ela ir no Paraguai. Quando ela voltou cheia de presentes para todo mundo, lembro que na época tinha uma empresa aérea que tinha talheres de metal e até isso ela trouxe de lembrancinha. Preciso dizer que ninguém tinha viajado de avião lá em casa só ela? Então a gente ficou vislumbrado. Aí ela trouxe as barbies para as meninas, para mim e para as suas filhas. Maravilha né? Pois senta que ainda tem história. Ela trouxe para as suas filhas barbies normais, bem padraozinha, loira, bem menininha. Não tinha naquela época barbie com várias profissões, era só a boneca mesmo. A barbie que eu ganhei não era igual a das minhas primas, ela tinha uma barriga que quando apertava saia um bebê. Pensando aqui agora essa barbie com essa tecnologia deve ter sido mais cara que a barbie das minhas primas. Foi muito frustrante ganhar como minha primeira boneca essa barbie grávida. Bizzaro. Hoje eu consigo pensar algumas coisas que quando eu era criança eu não pensava e queria dividir com vocês.

Barbie grávida

Algumas pessoas vão acreditar que somos inferiores e que não merecemos as mesmas coisas que as outras pessoas. No meu exemplo foi uma barbie que podia ter sido igual à das minhas primas, não precisava ser diferente. Como eu sou filha de mãe solteira e sou preta era esperado que eu engravidasse cedo e aquela barbie, tirando a cor branca, era para representar quem eu era na cabeça daquela tia que intencionalmente escolheu o pior e o mais bizzaro pra mim. Algumas pessoas vão dar  ou vão querer dar a vocês crianças por serem pretas, pobres, ou terem dois pais, duas mães, por serem diferentes, serem gordas, mais baixas ou mais altas, ou qualquer coisa diferente, coisas inferiores. Mas quero que vocês pensem que por mais que essas pessoas queiram que vocês recebam as piores coisas, vocês não são piores. Vocês crianças são lindas, espertas, inteligentes, fantásticas e algumas pessoas vão querer esconder isso de vocês. Algumas pessoas vão querer esconder isso de vocês. Eu não sei se vocês sabem mas os diamantes ficam escondidos nas montanhas, encrustados nas pedras, alguns são descobertos e conhecidos outros não, mas não por isso não deixam de ser preciosos. Mesmo que ninguém descubra ou fale pra vocês o quanto vocês são preciosos é importante que vocês saibam que vocês são preciosos. E especialmente para as crianças que tem os lábios como os meus, os cabelos e a pele como a minha vocês são diamantes raros e preciosos para todo um povo que veio antes de vocês que nós chamamos de ancestrais. Os ancestrais sonharam que vocês pudessem ter uma casa, ir para escola, ter liberdade, e vocês existirem realizam os sonhos de muitas pessoas.
Agradeço a professora Cleide pela oportunidade de vir conhecer vocês e hoje foi a primeira vez que falei sobre uma parte da minha história e como eu descobri que sou um diamante raro.

Comentários